Nas trilhas da investigação: De onde vêm os alimentos que consumimos?

Descrição da atividade:

Um dos princípios fundamentais da segurança Alimentar e Nutricional é a garantia do direito de todos ao acesso a alimentação de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, produzida com base em práticas produtivas sustentáveis e com respeito às características culturais e alimentares de cada população. Por isso, a alimentação não pode ser vista apenas como uma fonte de nutrição, já que traz implícita aspectos sociais, culturais, religiosos, econômicos e ambientais que influenciam diretamente nos hábitos alimentares dos indivíduos e dos diferentes grupos sociais. Contudo, o distanciamento entre produção e consumo, particularmente com a globalização do sistema agroalimentar deslocou o foco da percepção quanto aos riscos da perda das identidades regionais, da saúde e da qualidade dos alimentos, por parte dos consumidores, desconhece a origem e/ou procedência dos alimentos que consome, especialmente em relação aos produtos transgênicos que são apresentados como produtos oriundos das benesses tecnológicas. Em outros casos, os consumidores desconhecem ou não associam a produção de alimentos a processos produtivos que comprometem às condições de trabalho dos agricultores e a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. Embora, esta perspectiva hegemônica venha sendo questionada, e haja um forte movimento para tornar os consumidores mais conscientes, as atuais gerações são seguidamente seduzidas pelo discurso midiático dos atributos da qualidade e sanidade dos alimentos industrializados. O próprio distanciamento entre consumidores e produtores obscurece os problemas relacionados a aspectos como a fome, a desnutrição e a obesidade, a qualidade e saúde dos alimentos; àqueles problemas relacionados ao desperdício, o destino do lixo e àqueles as questões ambientais. Para formar consumidores conscientes a educação é uma ferramenta indispensável. É nesta perspectiva que a presente oficina está sendo realizada, com os seguintes objetivos: 1 – refletir junto com as crianças e jovens da área urbana e dos assentamentos rurais de Campos dos Goytacazes sobre a qualidade dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia; 2 – destacar a importância de uma agricultura fundada em base sustentáveis para a qualidade dos alimentos e para a saúde dos consumidores; 3 – apresentar noções básicas sobre cultura alimentar, higienização dos alimentos; sobre a importância da alimentação saudável e o destino dos lixos orgânicos e não orgânicos descartados pelo cosumo no campo e na cidade. Esta atividade se insere nas ações de extensão do Projeto Educação do Campo, Políticas Públicas e Participação Social realizado pelo Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos em parceria com o Grupo ProPET de Economia da UFF/ Campos. PROGRAMAÇÃO Data: 19/10 às 13h Oficina 01 – será realizada na UFF/CAMPOS com crianças e adolescentes da Escola Municipal Vilma Tâmega. Data: 20/10 das 9:00 às 12:00 Oficina 02 – será realizada durante as atividades do Projeto UFF/Campos ambulante: pesquisa e extensão itinerantes nas proximidades do mercado municipal; Oficina 03 – será realizada na UFF/Campos com crianças e jovens dos assentamentos rurais Data : 21/10 das 9:00 às 12h Oficina 04 – ocorrerá no Jardim São Benedito – com a participação de crianças da cidade. Como metodologia adotaremos entre outras: tempestades de ideias, adivinhações, desenhos e pinturas, confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, apresentação de fantoches, musicas e jograis. As atividades contarão também com a participação de grupos culturais locais (jongo, quadrilhas, samba).

Grupos de atividades:

Grupo 3 - Tenda da Ciência e Tecnologia, Tenda da Inovação e Ciência na praça

Tenda da Ciência e Tecnologia, Tenda da Inovação e Ciência na praça:

Grande atividade:

Tenda da Inovação

Classificação da atividade:

Data e hora da atividade:

Dia da atividade:

19 de Outubro

Horário de início:

Horário de encerramento:

Local: